quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pontos importantes que mudaram no novo manual de PCR (Parada Cardio Respiratória)- NOVO PROTOCOLO :

• Em relação à resposta dolorosa não se faz mais o estímulo nervoso no esterno, agora basta segurar a mão e fazer ali mesmo a técnica do estímulo doloroso. Poderá ser feito junto ao estímulo verbal.
• Lembra da Cadeia de Sobrevivência de ACE Adulto(Acionar o serviço de emergência, RCP precoce, Desfibrilar e Suporte Avançado)? Então, continua praticamente a mesma sequência mas entrou ao final da corrente a 5º parte que é os Cuidados pós-PCR integrados.
• As compressões mínimas por minutos no novo manual são de 100. Antes, no manual antigo, era "aproximadamente até 100". Agora o manual fala que tem que ser feita acima de 100.
• A profundidade da compressão é de 2 polegadas (5cm) no adulto, e em bebês e crianças aproximadamente 1,5 polegadas (4cm)
• O novo manual toca numa tecla bastante importante. Fala que a cada compressão o socorrista deverá deixar o tórax retornar, pois as compressões deverão ser com força e com qualidade. Não adianta compressões rápidas sem deixar o tórax retornar, porque a principal função da compressão não estará sendo feita. Então, retorno do tórax após cada compressão. Ok?
• A técnica de Ver, Ouvir e Sentir foi abolida no adulto para minimizar as interrupções nas compressões torácicas. Chegaram a conclusão que a cada parada para realizar a técnica era uma perda de tempo bastante prejudicial ao paciente. Porém na criança o mantém, pois uma grande porcetagem de PCR na criança é devido a obstrução de VAS por corpos estranhas. Então, Ver, Ouvir e Sentir no adulto Não! Na criança SIM!
• A técnica de como compremir não mudou, apenas mudou que a compressão tem que ser feita 2 dedos acima do apêndice xifóide.
• O ciclo de compressões/ventilações no adulto com 1 ou 2 socorristas continua 30/2. Na criança o ciclo deverá ser 30/2 se for apenas 1 socorrista ou 15/2 se forem 2 socorristas. Cinco(5) ciclos de 30/2 deverão ser feitos em 2 minutos. Um detalhe interessante que o novo manual notifica que se o socorrista não for um profissional de saúde ou não estiver treinado para tal procedimento, ele deverá apenas realizar compressões, não é recomendado um socorrista sem treinamento fazer compressões com ventilações, apenas as compressões bastam.
• E como já foi dito o ABC mudou para CAB. Primeiro compressões, segundo vias aéreas e terceiro batimentos cardíacos. Começa-se por compressões para depois abrir vias aéreas e ventilar.
• Foi abolida o uso de Atropina nas modalidades de arritmias (AESP/assistolia)
• Para fechar o ponto mais importante que mudou no novo manual, foi a mudança do ciclo do choque(usar o desfibrilador). Antes eram feitos 3 choques consecutivos, agora é feito apenas um e fazem as compressões. Choque + compressão, assim, para modalidade de arritmias chocáveis (FV/TV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário