terça-feira, 22 de maio de 2012

Perfil da Enfermagem no Brasil: oficina capacita coordenadores



Entre os dias 23 e 25 de maio, a ENSP sediará a Oficina de trabalho para a capacitação dos coordenadores estaduais e regionais da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, que fará com que os profissionais passem a conhecer todo o processo de desenvolvimento da pesquisa, desde o projeto, passando pela construção do instrumento de coleta de dados, até a execução da pesquisa propriamente dita. A abertura do encontro será no dia 23, às 9 horas, no auditório térreo da Escola.

A oficina é voltada para coordenadores estaduais, indicados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem dos 26 estados, mais o Distrito Federal, e coordenadores regionais, convidados dentre a comunidade acadêmica, para se responsabilizarem pelas cinco regiões do país. Tem por objetivos integrar esses profissionais à equipe da pesquisa, na Fiocruz; apresentar as etapas da pesquisa; apontar as responsabilidades de cada coordenador na pesquisa; discutir as estratégias do trabalho de campo; fornecer instrumentos para dirimir dúvidas que possam surgir durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Perfil dos enfermeiros ganha site

Já está no ar o site da pesquisa que irá caracterizar o perfil de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o país, desenvolvida a partir da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O lançamento acontece às vésperas do Dia da Enfermagem (12/5) e possibilitará aos 60 mil profissionais participantes o preenchimento do questionário pela internet.



Na ENSP, a pesquisa é desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde (Nerhus/ENSP) e é coordenada pela pesquisadora Maria Helena Machado. O trabalho pretende conhecer a realidade e o perfil dos profissionais que atuam no campo da saúde e levantar dados sobre aspectos sociais, formação profissional, mercado de trabalho, além do nível de satisfação no trabalho – importantes ferramentas para a gestão da saúde. O projeto foi lançado em Rondônia, como forma de homenagear o doutor Manoel Néri por sua atuação no Conselho Federal de Enfermagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário